21 March 2016

my word(s) for 2016

English below

(Eu sei que estou sempre atrasada por aqui... mas estou a aprender a estar bem com isso e não usar a lista de posts acumulados como uma desculpa para procrastinar. Este blog é importante para mim, vocês que ainda têm paciência para me ler são importantes e quero continuar por aqui.)

(I know I'm always late here ... but I'm learning to be okay with it and not take the list of drafted posts as an excuse to procrastinate. This blog is important to me, you who still have the patience to read me are important and I'll just stay here.)


Há já alguns anos que escolho uma palavra para guiar o ano.

E há já alguns anos que invariavelmente essa palavra está ligada a criatividade. É sempre o que eu quero para o centro da minha vida, tirar tantas ideias que tenho na cabeça e executá-las, fazer coisas com as mão, continuar a ser criativa. Eu gosto do meu emprego e tem alguma criatividade mas a minha cabeça não pára e quer sempre mais. Tenho feito algumas coisas mas nunca a um grau que me deixe mesmo feliz. E também não partilho tudo o que faço que é outra coisas que quero mudar. Este ano não é diferente e quero trazer mais trabalhos criativos para os meus dias. Para além disso há outras áreas da vida que quero desenvolver e melhorar, para me sentir melhor, mais equilibrada.

Eu sei que talvez devesse ser menos ambiciosa e certamente mais paciente comigo. Afinal tenho um namorado, um filho pequeno e um trabalho a tempo inteiro. Os dias são cheios e cansativos e o tempo não é elástico. Mas a vida será sempre cheia e desculpas são tão fáceis de arranjar. Este ano escolhi a palavra FOCO/FOCUS exactamente para me lembrar de fazer o máximo do pouco tempo livre que me resta. Focar-me no essencial, organizar prioridades, reduzir o tempo perdido em actividades que não acrescentam valor à minha vida (como facebook, instagram ou a ler a minha lista infinita de blogs) e perder o medo.


Em cada mês quero focar-me num hábito que gostava de mudar e esta é a lista que criei para 2016:

JANEIRO: Exercícios criativos
FEVEREIRO: Alimentação saudável
MARÇO: Exercício
ABRIL: Finanças
MAIO: Escrever cartas e postais
JUNHO: Declutter
JULHO: Meditação
AGOSTO: Desligar
SETEMBRO: Exercícios criativos
OUTUBRO: ?
NOVEMBRO: Um post todos os dias (juntar-me de novo ao NaBloPoMo)
DEZEMBRO: Generosidade

A ideia é ir introduzindo uma pequena mudança por mês e no final do ano ser uma mulher nova! Em termos criativos criei também uma lista de 16 projectos (16 simplesmente porque estamos em 2016) que partilharei num outro post para executar ao longo do ano.

Mas já se está a ver que não vai ser fácil...


Janeiro não foi mau, comecei o ano entusiasmada e juntei-me a um desafio para desenhar todos os dias. Eram só 10 minutos por dia e consegui quase todos os dias! Não pensava muito e foi fácil terminar. A ideia era dar-me uma rotina que depois utilizaria para outros projectos. Não funcionou.
Mas depois em Fevereiro sem o empurrão diário foi mais complicado mas fiz algumas mudanças na minha alimentação e comecei a introduzir mais vegetais por exemplo. Baby steps!
Estamos em Março e tem sido a desgraça total em termos de exercício! Fui duas vezes ao pilates e fiz duas caminhadas de 1 hora. Nem uma corrida!

E projectos criativos... completei 3 o que não parece mal. Mas tenho alguns ambiciosos que estão a custar a mexer.

Como eu disse as desculpas são fáceis, o meu filho esteve doente e as noites ficaram uma desgraça ainda maior que o habitual (nunca dormiu muito bem raça do miúdo!). Mas são demasiadas as noites em que depois do jantar acabo no sofá agarrada ao iphone. Não é muito tempo antes de me deitar e há tanta preguiça de começar algo quando já estou tão cansada...

Parece que a experiência está a ser um falhanço total mas não acho. Já sabia que não ia ser fácil e a verdade é que houve progresso em todas as áreas em que iniciei uma mudança. E o facto de aqui estar a escrever sobre isto e sobre as minhas lutas dá-me uma nova energia para continuar a trabalhar e não me deixar ir. Hoje de manhã li um artigo interessante sobre os efeitos  negativos de passar a vida a imaginar projectos e nunca os concretizar (ai ai tocou tão na minha ferida) que decidi acrescentar uma nova palavra do ano. Quero continuar FOCADA mas agora criar ACÇÃO. Fazer coisas. Concretizá-las!

Estão comigo?





English!

For some years now I've been choosing a word to guide me through the year

And for some years now invariably the word is linked to creativity. It's always what I want for my life, take the ideas from my head and just do them, create things with the hands, continue to be creative. I like my job and it has some creativity but my head does not stop and always wants more. I have done some things but not to a degree that let me really happy. Nor do I share everything I do which is other thing I want to change. This year is no different and I want to put forward more creative works. Furthermore there are other areas of life that want to develop and improve, in order to feel better, more balanced.

I know that maybe I should be less ambitious and certainly more patient with me. After all I have a boyfriend, a young son and a full-time job. The days are full and tiring and time is not elastic. But life will always be full and excuses are so easy to arrange. This year I chose the word FOCUS exactly to remember me to make the most of the little time I have left. Focus on my essentials, organize my priorities, reduce the time wasted on activities that add no value to my life (like facebook, instagram or read my endless list of blogs) and lose the fear.

Each month I want to focus myself on a habit that liked to change and this is the list I created for 2016:

JANUARY: creative exercises
FEBRUARY: Healthy Food
MARCH: Exercise
APRIL: Finance
MAY: Write letters and postcards
JUNE: Declutter
JULY: Meditation
AUGUST: Off
SEPTEMBER: creative exercises
OCTOBER: ?
NOVEMBER: A post every day (joining again NaBloPoMo)
DECEMBER: Generosity

The idea is to introduce a small change each month and then by the end of the year I'll be a new woman! Ahah In creative terms I also made a list of 16 projects (16 simply because we are in 2016) that will share in another post to run through the year.

But I'm already sensing it will not be easy ...

January was not bad, I started the year excited and I joined a challenge to draw every day. It was only 10 minutes a day and did it almost every day! I did not think too much and was easy to finish. The idea was to give me a routine that would fuel me into other projects. It didn't work.
In February without the daily reminder it was more complicated but I did make some changes in my diet and started to introduce more vegetables for example. Baby steps!
We are in March and has been the utter disgrace in terms of exercise! I went twice to pilates and made two 1-hour walks. Didn't go running not even once!

And creative projects... I completed 3 which is not too bad. But I have some ambitious ones that are being difficult to move with.

As I said excuses are easy, my son was sick and the nights became even worse than usual (he was never a great sleeper). But for too many evenings I've just been lazy in the sofa with my phone. It's not a lot of time before I go to bed and I just get lazy....

It seems that the experience is being a total failure but I don't think so. I knew it would not be easy and the truth is that there has been progress in all areas in which started a change. And the fact of being here to write about this and about my struggles gives me new motivation to continue working and not let myself go. This morning I read an interesting article about the negative effects of spending too much time thinking about projects instead of actually doing them (ouch, my soft spot!) I decided to add a new word of the year. I want to continue FOCUSED but now create ACTION. Do things. Make them happen!

Are you with me?

2 comments :

M de M said...

epah.....estou contigo sim! Como sabes , penso igual ( sendo que já me desapaixonei de todo pela minha profissão. Trabalhar é para mim um pesadelo ) Vou já ler todos os links que puseste, mas também decidi que tenho que deixar de ter medo e avançar de vez.
Beijos, a lot of them

ana said...

sim! tb estou contigo nesta luta da criatividade vs tempo vs cansaço. aos poucos, tenho tentado abraçar os atrasos e os compassos de espera entre as coisas normais do dia-a-dia para avançar com projectos antigos. um bocadinho aqui, outro ali... a ver no que dá! :)

Blog Design by Get Polished | Copyright Kanpai! 2017